Quando estamos estudando técnica vocal, os exercícios nos mostram todo o avanço técnico alcançado, mas, as vezes não parecem melhorar nossa performance na canção.
Nesse artigo eu apresento as 4 estações da preparação de uma canção.
Trazendo a Técnica para a Canção:
5 Estações da Preparação Vocal
Você já sentiu sua voz maravilhosa nos vocalizes e aquecimentos, mas não consegue sentir esse efeito na canção?
Essa é uma das dificuldades mais comuns que encontro em alunos e pacientes que chegam até meu consultório!
Quero apresentar a você um método prático com o qual você poderá Transportar sua performance técnica para qualquer canção que esteja preparando.
A base desta metodologia é trabalhar exercícios com as diferentes dificuldades da produção vocal em diferentes estações de treinamento focando o trabalho na produção vocal e gradualmente incluindo as dificuldades articulatórias.
Estação 1:
A primeira estação é primordialmente para o ajuste da respiração e suas consequências.
Primeiramente, você precisará da letra da canção em um formato que seja possível fazer marcações. Qualquer formato VISUAL e que te permita fazer e desfazer interferências no texto.
Com o texto em mãos, você irá marcar todas as pausas respiratórias, ou seja, todas as vezes que vc precisa/deseja respirar durante a canção.
Para Realizar esta tarefa, você terá que cantar a melodia da canção apenas com o som /r/.
Isso mesmo! Com aquele /r/ dos vocalizes!
A produção do som /r/ exige um forte trabalho respiratório, portanto, se você conseguir entoar a frase da canção apenas com o som /r/, conseguirá com a letra da canção! E uma vez que sua respiração esteja adequada ao fraseado com o som /r/, não haverá risco de “ficar sem ar” durante a performance.
Cante a melodia com /r/ até ter certeza de suas pausas respiratórias. Então marque-as em definitivo em seu material visual.
Em seguida, vamos estudar a canção, ainda com /r/, de maneira a memorizar as pausas respiratórias que foram definidas em seu estudo.
Estação 2:
Nesta estação vamos cantar a melodia da canção com o som /m/, o famoso “boca chiusa” que entoamos nos vocalizes.
O desafio aqui é escolher a ressonância adequada para a canção.
Vamos entender aqui que estamos falando da musica popular e que esta tem a possibilidade de variação ressonantal, o que não é possível na voz erudita, que tem escolhas ressonantais determinadas pela escola de canto que se segue.
Não estamos discutindo aqui classificação entre musica erudita e popular, mas sim, pontuando diferenças técnicas de performance estre elas.
A escolha da ressonância, assim como em todas as outras estações, deve ser orientada pela identidade vocal do cantor e pela opção estética que se almeja.
Suas decisões ressonantais também devem ser registradas em seu material visual, para que haja constância na sequencia de seus estudos e sua performance comunique o sentimento desejado a sua platéia.
Após eleger a ressonância e registrá-la, você irá repetir esta etapa até que haja memorizado.
Estação 3:
Esta é uma estação de verificação!
Você irá escolher uma vogal, a que fizer você se sentir mais confortável.
Então irá cantar a melodia da canção com esta vogal mantendo, é claro, todas as conquistas das duas estações pelas quais passamos.
Havendo Qualquer necessidade de ajuste, você poderá voltar a estação anterior para realizar as adequações necessárias até que o resultado sonoro seja aquele escolhido e compatível com a mensagem a ser transmitida por você nesta canção.
Estação 4:
Nesta estação iremos acrescentar a dificuldade articulatória.
Você irá entoar a melodia da canção apenas com as vogais das palavras que compõe a letra da canção.
Por exemplo, na frase:
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”
Você cantaria:
“ Oa e ao ai ia ai eia e aa”
Retiramos todas as consoantes da canção para articularmos apenas as vogais.
O objetivo desta etapa é a manutenção da sonoridade conquistada até aqui; este deve ser seu maior cuidado, e por isso a utilização apenas das vogais, onde, apesar da movimentação articulatória, a produção sonora se dá sem a interrupção das consoantes.
Um erro potencial aqui é a ressonância entrar no foco nasal! CUIDADO!
O objetivo é manter a ressonância escolhida, agora com um pequeno movimento articulatório.
Estação Final:
Agora, depois de percorrer estas 4 estações, você poderá cantar a canção com toda sua letra: vogais e consoantes!
Aplicado todos seus conhecimentos técnicos adquiridos em seus estudos e preparo vocal nesta jornada, sua canção terá a sonoridade que você deseja!
Ótima performance!
Gostou desta série de exercícios para técnica vocal?
Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências e dificuldades.
E se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe com seus amigos em seus grupos e redes sociais!