Tida muitas vezes como a primeira manifestação da dificuldade de aprendizagem, a alfabetização – processo de domínio da leitura e escrita – pode ser estimulada em família de maneira bastante divertida!
Assim como a fala, a escrita é característica da espécie humana!
Porém, ao contrário do processo de comunicação oral (FALA), a comunicação escrita não é um processo natural.
Ler e escrever são processos que exigem uma orientação específica.
Não se aprende a ler ou escrever apenas vendo alguém exercitar esta habilidade.
Esta habilidade de ler e escrever é altamente complexa e demanda organização tanto do aprendiz quanto de seu orientador.

Instrução específica que acontece em um ambiente alfabetizador, convencionalmente exercido em nossa sociedade pela ESCOLA.
Há no entanto algumas competências que a criança deve desenvolver para que seu processo de alfabetização seja mais eficiente. Essas competências, mesmo que desenvolvidas no ambiente alfabetizador, podem e devem ser trabalhadas no convívio familiar.
Duas funções cognitivas básicas para este processo são: atenção e memória.
E, nesses processos a família pode praticar algumas atividades que irão auxiliar a criança no processo de alfabetização e prevenir as de dificuldades de aprendizagem
Vamos praticar!
Pensando nisso, postamos aqui algumas atividades e jogos que podem ser feitos em família para estimular estes processos.
- Jogo da memória: Aumentar o grau de dificuldade de acordo com a idade e desenvolvimento da criança.
- Jogos como “Imagem e Ação” estimulam o raciocínio, a imaginação e a atenção da criança.
- Dominó
- UNO
- Jogo do diga 3 (ou 5, de acordo com a idade da criança): o adulto diz para criança uma categoria, e a criança precisa dizer 3 (ou 5) objetos que se encaixem na categoria. Ex: cores: azul, vermelho e rosa.
- Adulto pede para a criança que no trajeto que irão percorrer, conte um número de determinado objeto: Quantos carros vermelhos encontraremos no caminho? Ou Quantas árvores encontraremos no caminho?
Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências e dificuldades.
E se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe com seus amigos em seus grupos e redes sociais!