Fonoaudiologia

Você conhece um senhor chamado Walt Disney?

Sim! Ele mesmo! O criador do mundo mágico!!!

Este gênio da criação não teve uma infância fácil, e uma de suas dificuldades era um distúrbio de aprendizagem conhecido como dislexia.

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que independe da inteligência da criança (ou adulto!), e é caracterizado principalmente pela dificuldade de leitura.

Este é uma das situações em que a terapia fonoaudiológica é imprescindível! Pois ela é a ciência que estuda, diagnostica e trata os mais diversos problemas relacionados à comunicação.

No Brasil, a Fonoaudiologia é uma profissão regulamentada pela Lei n° 6965 de 09 de dezembro de 1981 e regimentado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. LINK

Para que aconteça a comunicação humana, são necessários alguns processos, dentre eles podemos elencar:

  • Voz
  • Fala
  • Leitura
  • Escrita
  • Audição: em todos os seus níveis: Acuidade Auditiva, Sistema Vestibular e Processamento Auditivo.
  • Orgãos envolvidos no processo de fala (conhecidos com Orgãos FonoArticulatórios) que são: lábios, língua, dentes, palato e bochechas. Assim como o funcionamento de todas as funções destes órgãos: mastigação, deglutição e respiração, por exemplo.

Qualquer dificuldade anatômica ou fisiológica em algum desses processos chama a atuação do fonoaudiólogo.

Entendemos então que a Fonoaudiologia tem diversas especialidades, todas, porém voltadas para o estudo e a pesquisa do desenvolvimento da comunicação humana, seu aprimoramento, seus distúrbios e formas de tratamento.

Quer saber mais sobre a história da Profissão? https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/regimento-interno/

Entre em Contato
Consulta
Localização